quarta-feira, 27 de maio de 2009

Restaurante Locanda

Um bocado mais fora de mão (para quem vive no Porto) do que os restantes locais por aqui analisados, o Restaurante Locanda, localizado na Travessa de Buel, n.º 40, em Canelas, Vila Nova de Gaia, destaca-se pela maneira peculiar como as suas francesinhas são feitas: em forno de lenha.
Tal confecção torna estas francesinhas diferentes de todas as outras. E quando dizemos diferentes, queremos dizer que estas ficam melhores do que a grande maioria. O queijo fica gratinado, a francesinha sai a escaldar (acompanhada de uma piadinha do funcionário: «Cuidado, está quente, foi cozinhada ao lume») e o sabor é sublime.
O molho é picante q.b. e com um sabor bastante agradável ao paladar, os ingredientes (que incluem ovo e uma azeitona no topo do palito) são de muito boa qualidade e a francesinha é gigantesca, o que faz com que o dia em que lá se vai não possa ser contabilizado para efeitos calóricos, porque é provável que estrague qualquer boa dieta (mais vale a pena nem pensar nisso!).
Nós resolvemos comer uma francesinha normal, no entanto existe uma variadade da casa, denominada francesinha à Locanda, que tem três fatias de pão e mortadela em vez do bife. Fica para a próxima a degustação desta variedade.
Relativamente ao espaço, este é bastante amplo e agradável, as pessoas que servem são simpáticas e não temos razões de queixa de nenhum aspecto em particular, a não ser, talvez, o excessivo tempo de espera, num dia em que a casa nem estava particularmente cheia.
Quanto ao preço, não é propriamente barato, mas também a qualidade paga-se. Francesinha, caneca de cerveja e café fica por mais de 10€.
Em suma, é preciso fazer alguns quilómetros de carro para chegar ao local, mas vale bem a pena. A francesinha estava ao nível das melhores que por aí fazem, e só não recebe o nível máximo devido ao pão. Se este tivesse a qualidade do presente na francesinha do Bufete Fase (em que este é torrado) talvez recebesse a nota máxima, assim recebe um 4+, com a garantia que quem a provar não sairá defraudado.


Localização (Google Maps)

8 comentários:

  1. Não conheço!
    Espero visitar um dia em breve!
    Mas a avaliar pela foto parece ser bem apetitosa e gosto do pormenor da azeitona(adoro azeitonas! ) e do prato de barro em que é servida...Os olhos tambem comem!! :) hehehe

    ResponderEliminar
  2. infelizmente ja la fui jantar, a minha experiencia nao foi como a tua. alem do tempo de espera que foi angustiante visto que havia pelo menoscinco empregados de mesa e cerca de vinte e seis clientes, tive tempo para conta-los! quando finalmente comeco a apreciar a francesinha que pedi...comecou a aventura... o bife alem de duro, daqueles que quanto mais se mastiga mais elastico fica,era minusculo,eu nem me estava a acreditar no que estava a ver! entretanto vou continuando com muito custo a apreciar o sabor da francesinha, sinto um sabor esquisito, quanto mais comia mais se acentuava um sabor tipo azedo...chamei a empregada expliquei a situacao , em troca recebi a seguinte resposta: - o bife tanto pode ser pequeno ou medio e uma questao de sorte, quanto a qualidade do bife nao podemos fazer nada, e quanto ao sabor azedo e impressao sua! isto e inadmissivel,paguei 8,50 centimos por uma francesinha pequena, bife intragavel, sabor azedado deveria de ser do fiambre ,da linguica ,do paio ou ate de tudo,se calhar fazem francesinhas de um dia para o outro, nao tm higiene, enfim o facto e que senti-me lesada e gozada.realmente quando se olha para a francesinha parece ser deliciosa, quando se entra no restaurante locanda em canelas parece ter um ambiente seleccionado, quando se olha para os precos e se compara com travessas mal servidas parece que vamos pagar por uma boa qualidade, mas nao passa tudo de ilusa, de aparencia. a realidade e outra portanto nao se iludao com a aparencia. partilhando mais tarde aesta minha experiencia com pessoas conhecidas pude constatar que afinal nao foi impressao minha!

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Uma vez que tiveram em Canelas, aconselho-vos a irem comer, para mim, uma das melhores francesinhas que comi até hoje, a par do bufete fase. Chama-se S.João e fica um pouco a cima do locanda (antes da escola secundária de Canelas em frente a um jardim (que se chama S.João). Normalmente aquilo está sempre cheio e aconselho a não pedir francesinha inteira, mas sim meia francesinha são poucos os que conseguem comer uma inteira.

    Quanto ao locanda, gosto muito, apesar de ser incerto, as francezinhas nunca me sabem da mesma forma. Caso achem que o de Canelas está sempre cheio, eles têm outro restaurante na estrada Nacional Nº 1 depois dos Carvalhos, mais especificamente ao lado das bombas galp.

    Cumprimentos,
    e boas francezinhas :)

    ResponderEliminar
  4. Ola! Dia 02-05-2010, convidei minha mae para comer uma francesinha, levei ao Locnda em Clas... Gente que horror , mais parecia uma amostra de francesinha, sabor super esquisito... e o tempo que demorou para sermos atendidos? Ainda hoje me custa a acreditar que gastei meu dinheiro naquele sitio, alem de ficar muito escondido, ter os contetores de lixo quase na porta, tem um aspecto muito sujo . A empregada que nos atendeu ,moça para 40 anos, nao prestava atençao no que lhe pedia-mos, trocava bebidas, super antipatica, sinistro todo mundo tinha expressao de mal estar como se estivessem contrariados a trabalhar, super desagradavel! Minha gente presta bem atençao o pais ta em crise, o dinheiro ta curto para todo o mundo , mas todos temos o direito de passar um bom bocado, jantar, almoçar num restaurante higienico, com comida de qualidade, com um bom ambiente, preço compativel com a comida que serve, e com funcionarios educados, atentos e com bom ar, portanto meu conselho : não percam vosso precioso tempo naquele lugar, você come mal, paga um dinheirão,atendimento super demorado e desagradavel. Vai ser para estragar seu dia!

    ResponderEliminar
  5. vou dar a minha opinião do locanda em canelas.
    sinceramente tem dias.dia que os empregados estão bem dispostos outros nem falo...
    nisso o de grijó é superior.
    quanto ao sabor da francesinha do que tive experiência e que o cozinhar no forno da outro paladar por isso as queixas de algumas pessoas.
    quanto a qualidade da carne posso dizer que existe sítios onde já como há anos e nunca encontrei um bife duro ou de tamanho variável!!!

    ResponderEliminar
  6. Já comi lá mais do que uma vez. Sempre me souberam ao mesmo. São muito boas. Concordo com a nota dada.

    ResponderEliminar
  7. pois os empregados andam mal dispostos porque teem um patrao de merda esse gajo anda sempre metido nas casas noturnas e as tantas nem dinheiro tem pa lhes pagar eu propio conheço bem esse gajo nao gosto dele pela arrogancia dele tem a mania que ele é o esperto e os outros sao burros...ainda ha pouco tempo armado em bom com o seu ferrari nao teve maos para o segurar e desfez o carro todo nao lhe desejo mal mas este gajo tem mesmo a mania que é bom e nimguem lhe passa cartao é um fustrado

    ResponderEliminar
  8. No de canelas a empregada loira de cima e muito antipatuca como a dona que nem um sorriso deu a saida. Comi francesinha calzone e estava otima. Melhor so no tapas cafe.

    ResponderEliminar