quarta-feira, 3 de junho de 2009

Bufete Fase

O café Bufete Fase fica localizado num (muito) pequeno espaço na Rua de Santa Catarina, nº 1147, quase junto à Praça do Marquês Pombal (onde existe uma estação de metro para quem se quiser deslocar deste modo para o café, quem quiser ir de carro também costuma haver lugares nas redondezas, na sua maioria com parquímetro).
O espaço pode ser pequeno, mas as suas francesinhas certamente não o são, quer em tamanho, quer em fama e também em qualidade! (pronto, estragamos a surpresa ao dizer logo à partida que o raio das francesinhas são muita boas!).
Mas vamos por partes, quem quiser ir comer ao Bufete Fase, tem poucas opções: francesinha, cachorro ou prego (pensamos não andar muito longe da verdade, se alguém souber da existência de mais algum prato pode indicá-lo nos comentários). Mas também quem quiser comer outra coisa que não uma francesinha de certeza que arranja melhores opções...
Dada a escassez de espaço, com 4 ou 5 mesas e lugares para umas 12-15 pessoas, e a fama da francesinha (que felizmente para os nossos paladares é merecida) o espaço está sempre a abarrotar (topissímo, como diria um dos nossos escribas), quer seja almoço ou jantar, dia útil ou sábado (e provavelmente só não está também ao domingo porque é dia de descanso do pessoal). Assim, quem quiser ir lá comer convém ir preparado para uma razoável espera (uma meia-hora no máximo, pois a fila não costuma ser assim tão grande) a pé ou sentado nos lancis dos passeios da Rua de Santa Catarina (o café fica localizado na parte desta rua onde há circulação automóvel). Em compensação, o tempo de espera depois de sentados não costuma ser muito, pois a simpática senhora que nos atende pergunta atempadamente o que cada um quer comer (francesinha, obviamente!) de modo a que é só sentar e comer.
Quanto ao atendimento este é bastante expedito e competente, estando normalmente a cargo de uma senhora, filha do cozinheiro (um verdadeiro negócio de família).
Estando então sentados, pedimos um fino (ou príncipe, ou caneca, ou similar) e esperamos que nos chegue a francesinha, com umas razoáveis batatas fritas (daquelas compradas nos supermercados já pré-fritas e congeladas).
Eis que chega então a francesinha! Olhando para ela salta logo à vista a linguiça presa por um palito no topo do espécimen. Começando a cortá-la deparamo-nos com um belo pão de forma torrado, porventura o melhor pão de todas as francesinhas que já comemos.
O resto da francesinha destaca-se pela boa qualidade dos seus ingredientes, especialmente o bife que, tal como o pão, é dos melhores que por aí anda.
A perfeição é algo que todos os cozinheiros (de francesinhas ou outros pratos) almejam atingir, e o do Bufete Fase certamente não andará muito longe de o conseguir. Talvez se um dia este estabelecimento e o já analisado Restaurante Locanda resolverem fazer uma joint-venture talvez se obtenha a francesinha perfeita, mas enquanto isso não acontece a famosa francesinha do Bufete Fase faz jus à sua fama e leva um bem merecido 4+.

(o nosso muito obrigado ao nosso colega que tirou a foto)

Localização (Google Maps)

5 comentários:

  1. Só de ler já me abre o apetite... hehehe

    Espero que para a próxima terça-feira contemplem-nos com mais uma bela francesinha..

    Eu sujiro o Restaurante Minhoto (o tasca dos tascos)

    Bem acho que vou manjar uma francesinha___Juziman

    ResponderEliminar
  2. Comi uma no Fase ha algum tempo.È muito boa, sem duvida!
    Um dos segredos que eu reparei enquanto estava a ser confeccionada é o pão que é barrado com manteiga(da boa!) o que dá um gosto especial ao conjunto! :)
    Recomendo e merece estar nos primeiros lugares do Ranking!!!

    ResponderEliminar
  3. É excelente, aquela fatiazinha de carne assada cai que nem ginjas mas é pequena, lamento, e o pão torrado, humm, não, são gostos, claro, mas não me agrada.

    ResponderEliminar
  4. Mas eu comi uma no PontoBeer, ali no cruzamento do amial com a Circunvalação, acreditem não vou dizer que são melhores, mas que são espectaculares são, o bife eo molho são divinais
    experimentem acho que vão gostar

    ResponderEliminar
  5. Sem sombra de duvida que as francesinhas do fase são as melhores que aí andam. A única coisa de negativo é mesmo o espaço e o tempo de espera caso esteja cheio. Mas vale apena esperar... Só tenho que dizer muito parabéns pelo prato. Deve ser doloroso pra os lisboetas comerem carcaça com manteiga :)

    ResponderEliminar