quarta-feira, 27 de maio de 2009

Café Santiago

É terça-feira e o petisco espera por nós! Chegados à Baixa, mais particularmente à Rua Passos Manuel, não para ver um concerto no Coliseu mas sim um espectáculo no prato!! Sim ela, a francesinha…pelo menos era o que esperávamos!
Nesta noite optámos pelo número 226 desta famosa rua onde estacionámos a viatura com a preciosa ajuda de um arrumador simpático e bem vestido.
Apesar de se encontrarem imensos cafés especialistas em francesinhas nesta zona, o café Santiago era recomendado pela crítica de uma revista conceituada em gastronomia portuense!
Ao chegarmos ao café deparámos com uma casa acolhedora, e apesar de ser Terça-feira não havia Champions na TV! Mesmo assim, pedimos os habituais finos para nos matar a sede que há muito nos perseguia.
No que respeita à mítica francesinha, esta tinha bom aspecto embora não fosse o manjar que tanto ansiávamos. Bem composta e com um tamanho razoável, torna-se um saboreio para as papilas gustativas. Quanto ao molho, apesar de assentar bem no estômago, não apresenta nada de sublime que nos deixe apreensivos! No fim de contas, a dolorosa não custa tanto a degustar como o sabor da francesinha, isto é, “trocando por miúdos”, a francesinha não sai cara tendo em conta a sua moderada qualidade.
Continuando na busca de melhores francesas, não percam a próxima postagem; pois este local receberá a nota 3.

(foto roubada do Francesinhas para todos)

Localização (Google Maps)

19 comentários:

  1. Quando conseguirem acabar a busca incessável pela melhor francesinha, que acredito que não será fácil, com tanto tasco para visitar, gostaria de ver alargado o vosso estudo a poisos mais longinquos que a área metropolitana da invicta.
    Que tal uma viagem até à bela cidade de Vila Real para uma bela francesinha no mítico Cardoso. Acredito que não se arrependerão, apesar der irem constatar que a comparação se tornará dificil. (se ficarem ao balcão ainda terão direito a um excelente espectaculo de culinária caracterizado por uma sufocante velocidade aliada à seguinte perfeição que se sentirá nas papilas gostativas).
    Quanto ao Porto as do Bufet Fase e as do Locanda são as que me conseguem quase fazer esquecer os sabores a que, desde que me conheço, fui habituado. Mas já agora, experimentem o Barrigas.
    Um abraço e boa degustação

    ResponderEliminar
  2. Sobre esta tenho mesmo de dar a minha opiniao!!!
    A francesinha não é má,temos de ser justos!
    No entanto,esta casa podia ser um pouco mais humilde no que toca a propagandear o seu petisco!!
    Fica feito um desafio aos autores deste blog : Experimentem comer uma francesinha na Republica dos Cachorros(um pouco mais acima do cafe Santiago,na Passos Manuel).Já lá comi duas vezes e gostei muito!Não fica nada aquem da do Santiago!!Por isso é que digo que estes podiam ser um pouco mais humildes pq tem uma concorrencia ali à beira que pouca gente conhece, talvez por associarem o nome do Snack a Cachorros...
    Quanto a preços são parecidos com os do Santiago...talvez um euro mais baratos...
    Fica feita a proposta!!Experimentem! ( ainda vos vou sugerir mais dois sitios,para alem deste! )

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o primeiro Anónimo. :)
    Experimentem as de Vila Real que são, sem dúvida alguma, as melhores.

    ResponderEliminar
  4. Concordo também!Su d Porto,mas as francesinhas de Vila Real são as melhores!Um sabor maravilhoso que apetece repetir sempre!Quand la vou peço sempre 2,nao por serem pequenas,pois sao bem grandes,mas por serem tao sabrosas

    ResponderEliminar
  5. quem disse barrigas e diz que as de vila real são as melhores tem k voltar a gaia outra vez...
    francesinhas congeladas não obrigado!!

    ResponderEliminar
  6. AS MELHORES FRANCESINHAS QUE EU COMI SAO
    BARRIGAS
    CAPA NEGRA CAMPO ALEGRE E BONFIM PORTO
    MON AMI EM MAFAMUDE GAIA
    ONITAL NO PORTO
    CANELAS GAIA
    E AS DO AREAL PRAIA EM MIRAMAR SAO UM MÁXIMO

    ResponderEliminar
  7. meus amigos sera mas sera k ninguem vai ao meia banana em gaia soares dos reis passem por la e provem e comprovem o k e uma francesinha com qualidade

    ResponderEliminar
  8. Não gostava de francesinhas, mas levaram-me ao Café Cunha, em Ramalde, e passei a gostar, apesar de a não ter comido toda, pois era enorme.
    Tenho de provar noutros lados, mas ali é mesmo muito boa...

    ResponderEliminar
  9. Vocês tem é que experimentar as francesinhas em canelas,vila nova de Gaia,chamam-lhe o João de canelas,a frente da igreja.têm que ir com vontade de comer e depois digam como é que foi o resultado

    ResponderEliminar
  10. Bem vejo que aqui existem muitos apreciadores de tostas mistas, porque de francesinhas percebem pouco.
    Nos meus 46 anos, como francesinhas desde os 12, e das milhares que comi, actualmente a melhor é sem duvida a do "Café Santiago". Qualidade dos produtos e sabor inegualáveis. Não posso de me indignar com tanta baboseira e ainda pior com a receita do molho neste site, que fala em tomate e maizena, que é um verdadeiro crime. A cor do molho é dada pelo pimentão doce, vulgo colorau. Mas não ensino mais...talvez noutro dia....

    ResponderEliminar
  11. A vossa lista está muito curta... Provavelmente descobriram que comer francesinha uma vez por semana não é nada bom para a saúde.
    Da vossa lista só experimentei a do Café Santiago e também fui lá com a expectativa de ser algo do outro mundo dada a fama que tem, mas a minha avaliação foi a mesma que a vossa: é razoável. Se querem saber, prefiro as da minha tia. :P
    Além das francesinhas do Café Santiago, já comi uma vez no Capa Negra no Campo Alegre e considero que essas são superiores, mas o local onde como francesinhas com frequência, por influência do meu pai, é na Confeitaria Ferreira, em Matosinhos. Não são fenomenais, mas são bem boas.

    ResponderEliminar
  12. Eu particularmesnte sou brasileiro e conheci e esperimentei a tão famosa francesinha aqui em portugal, já comi em vários sitos mais adorei a francesinha do lens em vila do conde, tb nao me esqueço do capa negra. Penso porém que o segredo está no molho que estão deixar perder aquela tradição dos ingredientes antigos, estão a modificar muito o molho e alguns sabem a polpa de tomate. mais se seguirem aquela receita antiga...todas farão sucesso!!! abrç

    ResponderEliminar
  13. Sendo Cliente do Santiago e do Santiago II(um Pouco abaixo do santiago, sendo do mesmo proprietario) e sempre gostei de la Almoçar(jantar esta fora de questão, devido a demasia da gente que la quer ir) mas sou sincero, Já foram de melhor qualidade, pois eles ultimamente desde que ganharam novamente pela francesinha, Perfiro a tradicional francesinha ao forno de lenha(Há um cafe chamado nestinho, para quem vai para a ponte das fontainhas) Que não são grande coisa, a francesinha ao forno de lennha que estou a falar, e feita num tasquinho em canelas, com um proprietarios, que gostam de servir bem os seus clientes, e que fazem questão de desejar um bom jantar pessoalmente ao cliente! Santiago de 1/10 dou 7, o tasquinho( desconheço o nome) de 1/10 dou 8!

    ResponderEliminar
  14. ola, ontem convenceram-me a ir ao santiago na rua passos manuel comer a famosa francesinha, e para vos ser sincero, não achei nada de especial penso então que seja mais um caso em que se tem fama e pronto.

    ResponderEliminar
  15. Lamentável, mas pela generalidade dos comentarios aconselho-os a comer um big mac no Mcdrive.
    Por favor retirem a receita do molho, é surreal...!
    Meus caros já comi muitas centenas de francesinhas em tudo quanto é restaurante/café ou bar, sou apreciador da qualidade, apresentação e frescura dos alimentos. Pela minha experiencia (ja tenho 54) digo-vos que como as do SANTIAGO, não há, algumas aproximam-se mas não chegam lá! Molho no ponto e feito no dia, carnes frescas e tenras, queijo da melhor qualidade. Podem comer 2 que não precisam de Kompensan a seguir. O unico defeito é estar sempre com a casa cheia.


    .
    Nos meus 46 anos, como francesinhas desde os 12, e das milhares que comi, actualmente a melhor é sem duvida a do "Café Santiago". Qualidade dos produtos e sabor inegualáveis. Não posso de me indignar com tanta baboseira e ainda pior com a receita do molho neste site, que fala em tomate e maizena, que é um verdadeiro crime. A cor do molho é dada pelo pimentão doce, vulgo colorau. Mas não ensino mais...talvez noutro dia....

    ResponderEliminar
  16. Tem que ir também à Cervejaria Diu na R da Boavista, n.º 663!
    Talvez não seja a melhor do Porto...mas decerto vão gostar do espaço e da dita cuja! :)
    E não conhecia o café São Tiago...mas a prox é lá concerteza!!! :)

    ResponderEliminar
  17. Fracesinha é na cufra e na Marisqueira Manjara em Matosinhos, que por sinal é dos sitios mais antigos onde se faz a verdadeira e tradicional Francesinha!

    ResponderEliminar
  18. E já experimentaram a francesinha do LADO B, em frente ao COLISEU, mesmo ao lado do Santiago F? Depois digam alguma coisa, aposto que vão querer repetir. Estive lá na véspera de ano novo, ao inicio da tarde e apesar de estar completamente cheio, valeu a pena esperar 10 minutos, pois estava divinal. Pão crocante, (como gosto), boas carnes e o molho apesar de não estar muito picante (gosto dele bem forte), apesar disso estava uma delícia de paladar e muito quentinho, a francesinha vinha muito quente e gratinada, um espectáculo!!

    ResponderEliminar
  19. as pessoas mt gostam de elogiar as francesinhas do santiago ... fui clinte mt´s anos no santiago, infelizmnte de ver certas senas na cozinha deixei de ir... komo trabalho na hotelaria e gosto de servir bem e dar o melhor produto k temos em venda... o patamar das francesinhas do santiago subiu mt... kuando a casa servia poucas kuantidades por dia, as francesinhas tinham gosto no paladar e tinham boas maos a faze-las... desde k subiram a parada de clientes, fikei desiludido k o funcionamento da cozinha... prefiro uma cozinha k bastante higiene do k uma magnifica francesinha ... locais bons de komer a NOSSA FRANCESINHA sugiro estes apenas ; cafe marinho(rua heroismo) - cafe aviz - restaurante tocano - barrigas(madalena praia) - cafe sagit(gaia/rua1ºde maio) - madureira(rua santos pousada) ... sao estas as minhas sugestoes :))

    ResponderEliminar